quarta-feira, 12 de março de 2008

Os vários lados de um leitor

(post atrasado em homenagem ao dia da mulher)





Sou um homem de muitos lados, de múltiplos interesses. Num sebo, todos eles se aguçam diante da imensa variedade de capas emboloradas e odores duvidosos.

Meu lado interessado em autodesenvolvimento às vezes me conduz para prateleira dos livros em inglês.

Essas prateleiras, às vezes por um real, nos vendem pequenas jóias. Meu lado, digamos, mais Tio Patinhas aprova esse tipo de ambiente.

Num desses cantinhos, a atenção do meu lado cinéfilo foi despertada para Notes, de Eleanor Coppola. Pocket, um pila.

É o diário da esposa de F. F. Coppola durante a produção de Apocalipse Now. A contracapa sensacionalista mostrava uma cronologia de negociações de contrato para os papéis de Willard e Kurtz. Pacino, Nicholson, Brando. Confesso, meu lado E!maníaco também ficou atiçado.

Mas foi meu lado mais sensível que gostou de Notes. É o retrato diário de uma mulher de personalidade discreta lutando para manter o casamento durante o mais excêntrico desatino do marido genial. Uma obra-prima tem sempre um preço para seu autor. Mas muitos pagam esse preço com ele, principalmente no caso do cinema, a única arte que nunca será totalmente individual. No meio do desvario nas Filipinas, cenas gravadas com atores bêbados ou drogados, temor constante de ataques rebeldes, acidentes com os helicópteros, ataque cardíaco quase fatal do protagonista, tufões destruindo o set. Mas o foco da autora é no próprio drama, abrindo mão do conforto de São Francisco, tentando criar e proteger os filhos no meio da selva, enxergando pela primeira vez a infidelidade matrimonial do marido, fincando o pé no casamento. Fantásticas as mulheres. Não conheço um homem que se submeta a tantos sacrifícios pela realização do sonho de sua mulher, e ainda aceite um papel secundário e humilhante na conquista.

Todos os meus lados estão satisfeitos com minhas idas ao sebo, menos minha “melhor metade”, que é quem tira o pó das prateleiras e depois passa cinco dias reclamando da asma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.